Funil de Marketing
O Funil de Marketing visa mapear e acompanhar o consumidor em sua jornada de compra, identificando gatilhos e estratégias que o transformam em comprador.
Para dar início ao processo, é preciso atrair o consumidor para suas ferramentas de comunicação disponíveis na Internet, como site e redes sociais, em seguida apresentar seus produtos e serviços, levantar as informações do cliente e, no final do funil de Marketing, o consumidor está preparado para entrar no Funil de Vendas, tornar se cliente e comprar.
É importante o consumidor encontrar sua empresa facilmente na Internet, bem como achar um conteúdo de qualidade e relevante, direcionado para suas características e necessidades, o que vai prender sua atenção e garantir que se torne cliente.
É preciso criar conteúdo relevante para cada fase da jornada, mostrando ao consumidor em potencial porque escolher seu produto, ou serviço, ajudando-o a tomar sua decisão de compra, transformando-o em um novo cliente e aumentando as vendas.
Também é importante identificar eventuais problemas e oferecer soluções. Tudo para que o consumidor faça a compra, volte a comprar e ainda indique a empresa para seus contatos.
Funil de Vendas
Funil de Vendas é um método de gestão de acompanhamento de oportunidades de negócios, que precisa ser estruturado de acordo com as necessidades e características da empresa de forma que a equipe comercial possa trabalhar com eficiência e conquistar bons resultados.
O funil de Vendas abrange toda a operação comercial e pode envolver as equipes de Vendas e Marketing. Em geral, o cliente é abordado inicial pela equipe de Marketing e, depois de passar por este funil, chega ao de Vendas, quando o negócio é fechado.
Faz parte do funil de vendas:
· Formação de equipe de pré-vendas ou SDR
· Acompanhamento das atividades de vendas – pipeline
· Gestão de oportunidades de vendas de forma transparente e em tempo real
· Registro de informações em uma única ferramenta
· Padronização e automatização de tarefas
· Agilidade no envio de propostas
· Preparação de contratos on-line
· Acompanhamento de atividades.
Com a evolução, este modelo tornou-se a base para o funil de Vendas, também conhecido como funil do cliente ou de compras e, frequentemente, confundido com o de Marketing.